A ClickMonografias e uma empresa objetiva e clara nos seus negócios, por este motivo me senti super seguro em contratar os serviços. Já comprei minhas pesquisas de monografias, trabalhos escolares e muitas outras pesquisas para trabalhos universitários e recomendo.
CLIENTE - PAULO MEDINA
 
Trabalhos Acadêmicos
Projetos de Monografias
Plano de Marketing e Neg.
Artigos Científicos
Trabalho de C. de Curso
Monografias de Graduação
Monografias de Pós-Grad.
Dissertações de Mestrado
Teses de Doutorado
Trabalhe Conosco
Segurança do Site
S.L.A - Acordo N. Serviço
Contrato de P. de Serviço
Parceiros do Site
Mapa do Site
 
 

COMO ELABORAR UM FICHAMENTO?

O fichamento também é uma forma de armazenamento de dados para a pesquisa futura. A junção de vários fichamentos disponibilizará para o pesquisador os conteúdos que ele poderá utilizar na escrita monográfica. As obras consultadas serão mencionadas no decorrer da leitura em fichamento e cada pesquisador, a posteriori , irá reunir as informações já lidas.

Além do fichamento que alguns autores chamam de tradicional, em fichas pautadas, a tecnologia pode ofertar uma série de textos e processadores que oportunizarão o fichamento no HD. Em se tratando de tecnologia versus escrita “papirus”, escrever é um exercício que permite acumular várias versões de trabalho sem que o “copie e cole” afete os procedimentos de armazenamento da escrita individualizada.

O uso das fichas é mais maleável e útil ao pesquisador, pois elas podem ser carregadas para quaisquer instituições e bibliotecas. Isso permite que o pesquisador execute o trabalho em qualquer lugar. A praticidade preenche os requisitos básicos de acordo com a durabilidade e o tamanho do fichamento.

Nos fichamentos, a estrutura e roteiro de elaboração podem conter: citações, resumos, esboço, análises conforme a discussão dos capítulos do livro que se está lendo.

A estrutura das fichas pressupõe:

- Cabeçalho: título que coincide com o título que está sendo fichado. Em um fichamento, há três tipos de títulos:

•  Título genérico : título do livro

•  Título próximo : desdobramento do livro, ou seja, o título de cada capítulo.

•  Título próximo : desdobramento do título do capítulo.

•  Título específico : caso haja alguma subdivisão do título próximo, algum subitem.

Na ficha catalográfica deve conter a referência bibliográfica de acordo com as normas da ABNT. Essa ficha catalográfica está pronta no livro que está sendo pesquisado. Todo o livro com o ISBN tem uma ficha catalográfica que deve ser colocada nos moldes do fichamento tradicional.

O texto do desenvolvido na ficha deve conter o que pode ser o resumo, a citação, a crítica, o esboço e a relação com outros textos, obedecendo a cada tipologia de fichamento.

O objetivo de expor o texto em fichas é captar a idéia central de todos o texto fundamental para o pesquisador. Quando a ficha é apenas para resumo deve seguir o roteiro:

•  Cabeçalho

Título genérico

Título próximo

•  Referência bibliográfica

•  Texto

•  Indicação da obra

•  Local

Quando a ficha for de citação, o texto pode ser reproduzido de acordo com o conteúdo da obra e com os trechos que forem sendo selecionados pelo pesquisador. O importante é:

- Colocar aspas em todas as citações respeitando a autoria;

- Quando citar, e sabendo que é necessário para a leitura futura, mencionar o número de páginas ao lado de cada citação;

- Qualquer traço no texto: negrito, itálico, erros de grafia, palavras estrangeiras, devem ser mantidos de forma a corroborar com a originalidade e fidelidade ao longo da citação.

- Quando houver qualquer supressão no texto, o pesquisador deve demonstrar que uma parte fora retirada através do símbolo dos colchetes [...].

- Quando o pesquisador tiver a necessidade de complementar o trabalho do autor haverá a necessidade de colocar palavras entre colchetes para indicar que as palavras são do pesquisador e não constam na obra.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FILHO, DP & SANTOS, J.A . Apresentação de trabalhos científicos: Monografia – TCC – Teses – Dissertações. São Paulo: Futura, 2000, 140 páginas. (exemplar do professor)

MARTINS, GA & LINTZ, A. Guia para a elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso . São Paulo: Atlas, 2000 (exemplar do professor)